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De onde surgem as boas ideias de marketing?

As boas ideias de marketing digital não surgem. Elas são fruto de muito estudo teórico sobre marketing, muita experiência e muita ação.

Qualquer teoria, quando muito estudada, leva a segurança sobre o assunto. Seja uma especialidade médica, um estudo sobre mecânica ou até mesmo um vestibular. Toda teoria examinada por várias vezes, e cada vez mais profundamente, leva a segurança plena sobre o assunto.

Mas, e a prática, não ajuda? Sim, e muito! Na verdade, teoria sem prática enferruja... Vamos usar novamente o exemplo do médico especialista. Se ele não fizer atendimento da especialidade estudada aos pacientes, logo a teoria perde sentido, entra em desuso e fatalmente, o cérebro evita guardar a informação irrelevante. Somente a prática valida a teoria. E no marketing digital não é diferente.

As ideias são fruto da teoria armazenada, esperando ser aplicada quando surgir a oportunidade da prática. Ou seja, quanto mais estudar e se aprofundar sobre Marketing Digital, maior a chance de você estar preparado para aplicar a teoria em determinada situação.

A criatividade, muitas vezes, é mais apreciada no mundo do marketing do que as ideias bem elaboradas. Existe uma tendência passada nos cursos de marketing digital, de deixar o marketing cada vez mais matemático, exato. Porém, sem a criatividade parece que não existe impacto.

Sim, a criatividade é fundamental para uma campanha de marketing impactante. Ainda mais na internet! As ideias criativas têm a característica de serem muito boas ou muito ruins.

Para ser criativo, é preciso estar inserido no contexto da campanha. Fazer uma campanha criativa sobre produtos naturais e não vivenciar o consumo de tais produtos, dificilmente levará a uma campanha criativa.

Uma das campanhas de marketing digital de produtos naturais mais criativas já desenvolvidas, foi sobre a utilização dos produtos do cliente para fazer um shake saudável. Esse insight só foi possível devido ao consumo quase que diário desses produtos, até chegar naquela receita saborosa de shake natural, e então, querer que essa receita seja feita por mais pessoas.

A campanha é a própria receita do shake natural, em forma de infográfico, postada nos feeds de notícias e storys das redes sociais. A aceitação foi excelente, além de tornar conhecidos mais de um produto da marca do cliente.

Ideias criativas de marketing digital são fruto de muita teoria, muita prática e muita vivência.

A vivência é o principal motivo de atendermos os nossos clientes nos seus estabelecimentos. Isto gera empatia, engajamento e estimula a criatividade.

Gostaria de ter ideias criativas de marketing digital para a sua empresa também? Entre em contato conosco.

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Marketing de Datas Sazonais

Datas sazonais, ou datas comemorativas, podem ser uma ótima opção para atingir seu público alvo.

O primeiro passo é definir qual é o seu público alvo. Focar melhor no perfil de cliente que você quer alcançar. Isso significa, que você deixará de lado perfis de clientes que podem não ser tão interessantes assim para o seu negócio, para alcançar com mais força o seu público mais rentável.

Vamos imaginar uma campanha de marketing natalina de uma rede de farmácias. Público alvo? Segundo o Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade - ICTQ, 55% do público consumidor das farmácias são mulheres, com idade média de 41 anos, assalariadas da classe C. Vamos levar em conta que este público seja o mais rentável.

As keywords que atraem este público são: economia, praticidade, família, cuidados pessoais e saúde. Em uma campanha natalina, poderíamos imaginar estratégias do tipo: "Natal com economia em tamanho família". Parece bem atrativo para o público alvo.

A propaganda desta campanha de marketing deve ser atrativa para este público também. As cores, fontes de letras, imagens... tudo deve ter como foco o público escolhido.

Os preços e produtos devem favorecer ao público alvo também. Afinal, de quê adianta atrair pessoas para sua rede de farmácias se elas não econtrarão produtos que lhe interessem com preços que sejam atrativos?

Prepare os funcionários para receberem este público: treine melhor os atendentes para oferecerem produtos deste público; favoreça o layout da loja para que os produtos que este público mais consome por necessidade esteja ao fundo; que os produtos mais consumidos por impulso estejam próximo ao caixa e os produtos que mais chamam a atenção estejam próximos das portas de entrada, com preços realmente atrativos.

Talvez, em uma campanha ousada como esta, o lojista venda sabonetes ou fraldas a preço de custo para chamar público para sua loja. Mas dificilmente venderá somente este item. E se vender, pelo menos, se tornou popular.

Agora que temos uma ideia básica de como aproveitar uma data sazonal, pesquise quais datas o seu negócio pode aproveitar. Eu sempre uso o site datascomemorativas.me para pesquisar as datas que podem ser aproveitadas pelos meus clientes.

Faça esta pesquisa você também, e capriche no marketing!

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